domingo, 31 de maio de 2009

CRIADO COLETIVO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Foi criado dia 28 de maio, o primeiro Coletivo de Portadores de deficiência da história do Partido. Fato inédito, ocorreu em Belém do Pará, e contou com a presença de 7 camaradas, representando mais de 15 filiados, todos lideranças do movimento de deficientes visuais. Mesmo com a greve de ônibus, e numa noite de chuva, os camaradas se deslocaram de bairros distantes da cidade, demonstrando a vontade e disposição de participação política.trabalho neste segmento teve início no Partido graças ao empenho do camarada Antonio Carlos Junior, uma das mais destacadas lideranças do movimento no Estado, que aderindo ao PCdoB construiu a filiação dos atuais ativistas ao Partido.Antonio Carlos Junior foi andidato a vereador pelo PT em 2004 e em uma campanha repleta de dificuldades e sem recursos obteve mais de 2700 votos. Nas últimas eleições somente não se elegeu vereador pelo PCdoB por que teve problemas em sua prestação de contas, e sua candidatura foi impugnada. A reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Organização, destacou-se pelo entusiasmo e a disposição de luta dos camaradas. Vários testemunhos da situação dramática que vivem brasileiros desse segmento, sensibilizaram a todos. Um dos companheiros, do município de Itaituba, Oeste do Pará, e hoje presidente da Associação de Portadores de Deficientes daquele município, contou, que há alguns anos , foi ao prefeito reivindicar a adoção do sistema brailler em escolas públicas, e o mesmo lhe disse que cego não precisa de educação, já recebe salário do governo e se quiser mais dinheiro que vá pedir esmola. O companheiro não se abateu e foi à luta. Foi candidato a vereador na última eleição obtendo 555 votos e sua Associação conta hoje com 1122 associados.

Debateu-se na reunião a necessidade de aliar a luta dos deficientes à luta pelo socialismo, e da necessidade do Partido ter uma ação organizada no segmento, defendendo bandeiras próprias e fortalecendo as entidades da categoria.

Todos saudaram a criação do coletivo, comprometendo-se a fortalecer o Partido e contribuir na construção de seu projeto político.

No final foi eleita a direção do coletivo composta de cinco camaradas sendo duas mulheres, todos deficientes visuais. Entre as programações aprovadas, foi marcado a realização de um curso de formação a ser realizado no próximo mês.

Ao encerrar a histórica reunião, um dos camaradas, defendendo a luta por uma nova sociedade, afirmou que “o amanhã se constrói hoje” e que “o sonho sozinho é sonho, mas quando o sonho é sonhado por muitos, se transforma em realidade.”

Um comentário:

  1. Achei interessante a criação deste coletivo.Por enquanto temos 100% de deficientes visuais, mas existem outras pessoas com outras deficiências que
    podem estar compondo esta luta.

    ResponderExcluir

os comentários que porventura ofenderem ou caluniarem alguém ou mesmo forem mal intencionados serão excluídos e seus autores (as)responsabilizados.